Home / São Paulo
PUBLICIDADE
Ouça
compartilhe
compartilhar via whatsapp compartilhar via facebook compartilhar via twitter compartilhar via linkedin
copiar Copiado!

POLÊMICA NA ZONA OESTE

Moradores se mobilizam contra projeto de piscinões em praças no Sumaré

População teme supressão de árvores e de parque infantil; prefeitura afirma que obras não estão Programa de Metas atual

Author image
Mariane Ribeiro
25/05/2023 - 19:59 Atualizada em 25/05/2023 - 21:18

		Moradores se mobilizam contra projeto de piscinões em praças no Sumaré
População teme supressão de árvores e de parque infantil; prefeitura afirma que obras não estão Programa de Metas atual. Imagem: Reprodução/Google Maps

Moradores da região de Perdizes, zona oeste de São Paulo, se mobilizam contra a possível implantação de piscinões nas praças Irmãos Karman, no Sumaré, e Jornalista Carlos Castelo Branco, em Perdizes.

Esses piscinões são reservatórios para a captação de água da chuva que auxiliariam no combate a alagamentos na região. Projetos para a construção desses equipamentos foram propostos entre os anos de 2018 e 2019, quando a cidade ainda era gerida por Bruno Covas (1980-2021), tendo sido realizada até abertura de consulta e audiência pública para a realização de uma PPP (Parceria Público-Privada) que administraria a requalificação, operação, manutenção e conservação dos reservatórios.


Continua após a publicidade

PUBLICIDADE

Segundo moradores da região, a resistência popular na época fez com que os projetos fossem deixados de lado pelo poder municipal. Mas a construção do reservatório na Praça Irmãos Karman, por exemplo, voltou a constar em documentos da prefeitura, mais especificamente na lista de obras do plano de ações do PDD (Plano Diretor de Drenagem), publicado em 2022.

A descoberta do projeto fez com que os moradores da região voltassem a se mobilizar.

Descobri lendo a PDD e levei essa pauta para discussão no grupo. Os moradores da região nem estavam sabendo. Aí decidimos fazer um encontro na praça para discutirmos o tema no sábado (20). Levamos até um professor da USP para pensarmos em alternativas Antonio Castelo Branco, arquiteto, morador da região e organizador do Amora Perdizes (Associação de Moradores e Amigos de Perdizes)

Os moradores não questionam a necessidade da realização de obras que ajudem no combate a alagamentos nas ruas da região, mas sim o método escolhido pela prefeitura e o local.

"O bairro teve uma explosão de construções nos últimos anos, está cada vez mais impermeabilizado, sem vegetação. Construir esse piscinão ali significa tirar diversas árvores, destruir o parquinho, destruir academia a céu aberto e o bicicletário. Não sou especialista, mas teriam outras soluções que poderiam ser pensadas", afirma Heloísa Casagrande, 66 anos, aposentada, moradora da região e conselheira do CPM (Conselho Participativo Municipal).

O grupo prepara um requerimento para entregar à prefeitura em que solicita informações como o estágio em que os projetos se encontram e acesso aos estudos técnicos que justifiquem a escolha das praças como locais ideais.

Apesar de uma boa parcela da população local ser contra a construção do piscinão, há quem entenda que a obra deva ser realizada em prol do bem da população, caso não surjam alternativas melhores.

O bairro tem problemas com alagamentos, principalmente perto do estádio do Palmeiras e na avenida Sumaré há anos, o que causa muitos transtornos para quem mora nesses locais. E eu acho que a prefeitura está tomando uma iniciativa para tentar resolver o problema, como foi feito em outros lugares e deu certo. É claro que ninguém quer destruir praça, mas se nenhum outro projeto melhor for apresentado, então é melhor que faça para resolver essa situação que prejudica a vida de muitas pessoas Denis Marum, engenheiro e morador do bairro há mais de 50 anos

Questionada sobre o projeto, a prefeitura afirmou que os piscinões das praças Irmãos Karman e Jornalista Carlos Castelo Branco estão apenas em fase de planejamento.

"Esclarecemos, ainda, que os dois equipamentos não estão previstos no Programa de Metas atual", afirma a gestão Nunes em nota.

A secretaria declara ainda que "em uma futura implantação, os piscinões serão fechados" e que isso permitiria "a recomposição da cobertura vegetal bem como a reinstalação dos equipamentos de lazer."

A SIURB afirmou também que a consulta pública para PPP (parceria público privada) de 2019 foi revogada em 2021.

OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

+LIDAS

NEWSLETTER

Orbi e tal

Receba a seleção de notícias feita pelos nossos editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Ou

Siga a Orbi nas
redes sociais:

Selecionadas
para você:

PUBLICIDADE
Pixel Impression Tracking
news-illustration
Receba notícias fresquinhas todas as manhãs! Não perca a newsletter gratuita da Orbi. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!
Receba notícias fresquinhas todas as manhãs! Não perca a newsletter gratuita da Orbi. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!
news-illustration
Ou
close-button
Pixel Impression Tracking