RETROSPECTIVA DA OBRA
Projeções na Paulista antecipam exposição sobre Leonardo da Vinci
São Paulo recebe em julho mostra sobre o artista italiano, que ficará em cartaz no MorumbiShopping

Na noite desta quarta (24), quem passou pela região da avenida Paulista pode ver diversas imagens projetadas nos prédios para anunciar a chegada da exposição imersiva "Os Mundos de Leonardo da Vinci". A mostra será aberta em julho e ficará em cartaz no MorumbiShopping.
Haverá uma pré-venda a partir de 30 de junho exclusivamente para os que se inscreverem na lista de espera para “Os Mundos de Leonardo da Vinci” em uma página especial do site Fever Up. Mais informações sobre a temporada, venda de ingressos e valores serão anunciadas em breve.
Continua após a publicidade
A exposição é realizada pelo Visualfarm, estúdio brasileiro de tecnologia e arte que utiliza a técnica do vjing, projeção mapeada e shows aéreos com drones. Responsável pelo Festival de Luzes de São Paulo, a Visualfarm explora uma nova técnica expositiva possibilitada pela tecnologia, o transportamento, que possibilita ter a sensação de uma visão como se estivesse dentro do espaço e no tempo nos quais as obras de da Vinci foram produzidas, permitindo, assim, um novo entendimento sobre suas características e motivações.
O transportamento possibilita, por exemplo, apreciar o afresco mais importante de Leonardo, "A Última Ceia", exatamente do ângulo, proporção e tamanho como ela pode ser vista na parede onde foi pintada, no refeitório do convento Santa Maria Delle Grazie, em Milão.
O italiano Leonardo da Vinci (1452 - 1519) é a mais importante figura do período da história denominado Renascimento. É popularmente conhecido como um dos maiores pintores de todos os tempos, mas foi também cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico, e ainda apontado por estudiosos como o precursor da aviação e da balística.
Em uma jornada de luz, som, cores e sentidos, a experiência leva o público para Florença, Milão, Roma e a cidade do futuro projetada por Leonardo. A mostra contextualiza a obra do artista com os tempos atuais e revela como ele influenciou gerações futuras de todo o mundo. Com a utilização de Inteligência Artificial, robótica e até o mapeamento de projeção em alta definição, a exposição transporta a genialidade do artista para a tecnologia dos dias de hoje.
Como vai ser
Com oito salas interativas distribuídas em 3.000 metros quadrados, os “mondos” de Leonardo, a exposição terá um gigantesco domo no Mondo Planetarium, com projeção 360º, que permitirá ao público a sensação de ser transportado às áreas históricas de Roma, de Milão e Florença, as principais cidades onde o artista atuou e criou suas grandes obras, ideias e invenções. No Mondo Poesia estarão textos e alguns dos seus esboços mais espetaculares; no Mondo Holográfico, maquetes holográficas vão apresentar as facetas, descobertas e estudos menos conhecidos do gênio italiano.
No gigante Mondo Transportamento, com 800m2 cobertos e projeções 360º nas paredes e chão, serão reproduzidas, em imagens mapeadas, experiências de urbanismo desenhadas por Leonardo, incluindo as praças centrais nas cidades de Milão e Florença no tempo do artista, com imagens das fachadas, pisos e sons característicos. Como em uma realidade virtual em filme de ficção, o público poderá também vivenciar a Cidade Ideal, originalmente projetada por Leonardo após Milão ter sido assolada pela epidemia que dizimou sua população.
Imagens holográficas também irão mostrar um lado pouco divulgado de Leonardo: sua carreira teatral. Ele foi criador de cenários, figurinos e diretor de diversos desfiles públicos em datas importantes, como a posse de governantes ou o início da Quaresma.
O quarto onde ele viveu os momentos finais de sua vida e seu atelier também estarão reproduzidos na exposição no Mondo Atelier, que também mostrará para o público maquetes em escala de algumas das suas principais invenções, além de instalações interativas que usam inteligência artificial para inserir digitalmente imagens captadas na audiência dentro de quadros e cenários contemporâneos do artista.
No Mondo Piazza estarão o café temático – Café Firenze – e a loja, onde acontecerão as performances teatrais, discussões e apresentações musicais.
Para proporcionar aos visitantes experiências complementares e colocá-los mais perto da obra do gênio, haverá tour guiadas, aulas e palestras com professores e pensadores.
Música no salão principal
Com obras musicais clássicas da época, o Open Mic será um happy hour musical artístico da cidade, recebendo semanalmente artistas para encontros acústicos conectando a arte, a poesia e a música no palco do Café Firenze.
Tem também a Paragone, que irá proporcionar aulas de ioga seguidas de tour guiadas pela exposição, além de experiências desenvolvidas especialmente para crianças de 7 a 12 anos, que serão oferecidas em dias específicos.