MARATONA DE DIVERSÃO
6 shows imperdíveis na Virada Cultural de São Paulo
Evento terá palcos em 12 pontos da cidade e será realizado entre sábado (27) e domingo (28)

A 18ª edição da Virada Cultural começa às 17h deste sábado (27) e segue até domingo (28), em uma maratona com cerca de 500 atrações que inclui música, teatro e diversas linguagens artísticas. Os shows, no entanto, são a menina dos olhos desta festa. Além de nomes consagrados que sobem aos palcos ao ar livre, sempre tem uma programação especial que só se vê em ocasiões especiais.
Neste ano, são 12 palcos espalhados por todas as regiões da cidade, três a mais do que nos anos anteriores. No centro, as atrações se concentram em uma Arena no Vale do Anhangabaú, além de unidades do Sesc ou outros centros culturais. O Anhangabaú é o único local que terá programação que vai madrugada adentro.
Continua após a publicidade
Selecionamos seis shows imperdíveis nesta edição do evento:
Baco Exu do Blues
Quando: Sábado (27), às 17h
Onde: Arena Itaquera - Av. Nagib Farah Maluf, s/n (Conjunto Habitacional José Bonifácio)
O rapper e compositor baiano mergulha em seu álbum mais recente, “Quantas Vezes Você Já Foi Amado?”, lançado no ano passado. Neste terceiro trabalho, Baco reflete sobre amor e sentimentos intensos que se confundem. O álbum original tem participações da saudosa Gal Costa, além de Gloria Groove e Muse Maya. Apesar do tema denso, Baco costuma ser uma explosão de energia no palco. Uma ótima abertura para o palco da zona leste.

Emicida
Quando: Domingo (28), às 17h
Onde: Arena Brasilândia - Av. Inajar de Souza, 2298
O amor também é constante no trabalho do rapper e escritor paulistano Emicida, que escolheu compor suas últimas canções como cartas de amor. O resultado está no álbum "Amarelo", que serve de base para o show da Virada, que acontece na mesma zona norte em que o cantor foi criado, mais exatamente no Jardim Fontális. No palco, ele recebe os amigos Rashid e Drik Barbosa. Bom para quem quer celebrar a vida, apesar das dores.

Homenagem a Rita Lee com Beto Lee e Paula Lima
Quando: Domingo (28), às 11h30
Onde: Arena Anhangabaú - Vale do Anhangabaú (acesso pelas estações Anhangabaú e São Bento do metrô)
A programação fará um tributo a Rita Lee, morta em 8 de maio. Seu filho mais velho, o guitarrista Beto Lee, recebe a cantora Paula Lima, que vai interpretar os grandes clássicos da compositora paulistana, que começou a carreira profissional nos anos 1960, com Os Mutantes, fez história com o Tutti Frutti e ainda marcou época com as parcerias feitas com o marido, Roberto Carvalho. Para cantar junto e se emocionar.

Iza
Quando: Domingo (28), às 18h30
Onde: Arena Anhangabaú
A cantora carioca traz sua irresistível mistura de R&B com reggae, ritmos brasileiros e africanos para fechar o palco do Vale do Anhangabaú. Embora ela já tenha se apresentado algumas vezes na Virada, não é sempre que a diva vem a São Paulo. Apresentação perfeita para se acabar de dançar.

Nação Zumbi
Quando: Sábado (27), às 21h
Onde: Arena Butantã - Av. Eliseu de Almeida, 3.300
Ainda celebrando os 30 anos do movimento manguebeat, a banda pernambucana reúne gerações em torno de sua discografia, que tem nove álbuns (sendo dois ainda com Chico Science nos vocais). Mesclando ritmos regionais como maracatu, frevo e coco à guitarra do rock e batidas hip hop, é um show que só tem pontos altos.

Tom Zé
Quando: Domingo (28), às 15h
Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa - Rua Guaicurus, 1100 – Água Branca
Qualquer chance de assistir a Tom Zé no palco deve ser aproveitada. Aos 86 anos, o compositor não abandonou suas inspirações e continua compondo com resultados extremamente criativos, como o álbum "Língua Brasileira", lançado no ano passado.

Quer fazer sua própria lista? Confira programação completa aqui.