Home / colunas / Vida+Saudável
Ouça
compartilhe
compartilhar via whatsapp compartilhar via facebook compartilhar via twitter compartilhar via linkedin
copiar Copiado!
Vida+Saudável

OPINIÃO

Mãe: fonte de alimento, de saúde e de afeto

Vida+Saudável 15/05/2023 - 8:28

		Mãe: fonte de alimento, de saúde e de afeto
Mãe: fonte de alimento, de saúde e de afeto. Imagem: Luiza Braun/Unsplash

Ontem, dia 14 de maio foi comemorado o Dia das Mães. E aqui nesta coluna, Vida + Saudável, fiquei pensando o que falaria sobre este dia. Aí me lembrei que a mãe é fonte de alimento, de saúde e de afeto. É através da mãe que recebemos o primeiro alimento que nos ajuda a viver: o leite materno. Ele é rico em proteínas, açúcar, vitaminas e minerais, além de numerosos componentes bioativos, tais como hormônios, fatores de crescimento, enzimas e células vivas. Todos estes componentes são vitais para o crescimento e o desenvolvimento do bebê.

Segundo a secretaria de saúde do Paraná, o aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão. Além de alimentar o bebê, o leite materno possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Sem contar que o aleitamento materno reduz o risco de diabetes, hipertensão, obesidade na vida adulta, favorece o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como da respiração. E para a mãe, fornece vantagens como proteção contra o câncer de mama, a diabetes tipo 2, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.


Continua após a publicidade

PUBLICIDADE

A propósito, este vínculo que começa neste momento da amamentação é lindo, foto para capa de revista, mas “nos bastidores” nem sempre é tão fácil e maravilhoso assim. Isto porque muitas mães, e eu me incluo nisto, sabemos que não é tão fácil amamentar. Eu mesma, quando amamentei meus dois filhos (hoje adolescentes), tive dificuldades, como dores no bico do peito e como acertar a maneira correta de colocar na boca do bebê. Sei que não sou a única. Várias mães sentem dores e trocam experiências e receitas para diminuir os cortes e secura do bico do peito e o melhor jeito de amamentar. Este é só o começo. Várias dificuldades virão, vários aprendizados também.

Na minha experiência pessoal, terão momentos que vamos saber o que fazer, outros não, vamos ter momentos que vamos amar ser mãe, em outros nem tanto. Mas com certeza é um caminho de transformação e de crescimento. São tantas descobertas, adaptações e aprendizados. E é somente depois de sermos mães, que vamos entender, respeitar e amar a nossa própria mãe.

Ser mãe nos faz ser uma pessoa melhor, pois é quando eu aprendo realmente o que é o amor incondicional; bem como, nos faz aprender como cuidar e como nutrir.

Mãe é nutrição. Pois mesmo aquelas que não conseguem amamentar seus bebês pelos seus seios vão nutrir seus filhos através de outros alimentos, por meio do colo, por meio do amor. Mãe é sinônimo de acolhimento, de afeto, e de doçura que também nutri e acalma. Nada como um abraço de mãe para diminuir o medo e a ansiedade.

E finalizo o texto, parabenizando todas as mães, que de um jeito ou de outro, nutrem, acolhem e ajudam aos seus filhos no árduo caminho de viver a vida, de uma maneira mais saudável e mais feliz.

*Este é um conteúdo independente e não reflete, necessariamente, a opinião da Orbi

OUTRAS NOTÍCIAS

+LIDAS

NEWSLETTER

Orbi e tal

Receba a seleção de notícias feita pelos nossos editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Ou

Siga a Orbi nas
redes sociais:

Selecionadas
para você:

Pixel Impression Tracking
news-illustration
Receba notícias fresquinhas todas as manhãs! Não perca a newsletter gratuita da Orbi. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!
Receba notícias fresquinhas todas as manhãs! Não perca a newsletter gratuita da Orbi. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!
news-illustration
Ou
close-button