OPINIÃO
Vaga no TCM? Eu também quero!
Prefeito de São Paulo terá de indicar um nome para vaga de conselheiro

Já tratamos aqui, mas vamos voltar ao tema, porque o assunto está fervendo nos corredores da prefeitura.
Enquanto a imprensa está focada nas articulações políticas para a eleição do ano quem para prefeito, há outro tema que, por enquanto, gera muito mais expectativa na cidade de São Paulo: a indicação de nome para o cargo de novo Conselheiro do TCM (Tribunal de Contas do Município).
Continua após a publicidade
É não é para menos.
Não faltam candidatos.
Salário de R$ 34,5 mil. Ótimo salário. E não é só: motorista, segurança da GCM (Guarda Civil Municipal), funcionários de gabinete, duas secretárias e... aposentadoria integral e vitalícia!
Mas a maior das vantagens está numa pequena palavra: poder.
Poder, por exemplo, de veto a uma obra de bilhões de reais, que esteja já licitada. Poder que pode incomodar bastante a prefeitura e as empresas vencedoras do certame.
Ainda neste mês, o prefeito Ricardo Nunes – e a prerrogativa é só dele - vai escolher o nome do novo conselheiro do TCM, que ocupará a vaga do atual conselheiro Mauricio Faria, que vai se aposentar, por chegar na idade limite de 75 anos.
Nós já falamos aqui de quatro nomes de possíveis indicados que o próprio prefeito deixou vazar:
- Marcela Arruda, secretária municipal de gestão
- Fabrício Cobra, secretario da Casa Civil
Esses largaram atrás.
À frente estão:
- Diogo Soares – o homem que entra na sala do prefeito sem bater
- Ricardo Torres – secretário municipal de Finanças
Se indicar Diogo, terá problema para substituí-lo. Ricardo Torres é o nome mais forte. Jovem, também de confiança, contraponto aos problemas que o prefeito está enfrentando lá no TCM e um dos que julgarão as contas de Ricardo Nunes daqui alguns anos.
Contudo, surge mais um nome na disputa: o do deputado Milton Leite Filho, sim, o filho do presidente da Câmara Municipal.
A prerrogativa da indicação é do prefeito, mas tem que passar pela Câmara presidida por Leite.
As negociações estão abertas e podem se encerrar com o prefeito e o vereador entrando num acordo: Ricardo Nunes indica quem quiser, mas a vaga de vice na chapa de Ricardo Nunes à reeleição ficaria para um nome indicado por Milton Leite. Quem sabe até ele próprio.
De qualquer forma, a indicação sai nos próximos dias.
* Este é um conteúdo independente e não reflete, necessariamente, a opinião da Orbi.