OPINIÃO
Um guia pra você entender a sigla LGBTQIA+

Se tem uma coisa nessa vida que devemos buscar é aprendizado. Por conta de acontecimentos péssimos que rodaram a mídia sobre desrespeito com pessoas trans, achei importante escrever sobre isso. 17 de maio é o Dia Internacional Contra a Homofobia. Poucas pessoas sabem, mas esse movimento começou quando, em 1990, a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), o que também fortaleceu a luta pelos direitos civis dessa população.
É absurdo pensar que isso um dia existiu.
Mas, hoje, queria falar com pouco sobre amor ao próximo e aprendizado. A época é outra e temos por obrigação saber como tratar as pessoas e suas escolhas.
Então, abaixo vamos ver um guia do que significa cada palavrinha:
L - Lésbicas: Mulheres que sentem atração por outras mulheres. Lesbotofobia é o termo usado quando uma pessoa discrimina as mulheres lésbicas.
G - Gays: Homens que sentem atração por outros homens. Homofobia é o termo usado contra homens gays.
B - Bissexuais: São pessoas que sentem atração por pessoas de qualquer sexo ou gênero. Bifobia é o termo usado quando eles são discriminados.
T - Trans e Travesti: A letra T está ligada à identidade de gênero, ou seja, como uma pessoa se identifica ou se reconhece. Trans são pessoas que não se reconhecem com seu gênero de nascido. Já a palavra Travesti é a identidade adotada por pessoas do sexo masculino, mas que possuem identidades femininas. Correto usar para se referir A Travesti e ELA/DELA. Transfobia é o nome dado quando discriminam ou cometem atos de violência contra esse grupo.
Q - Queer: Esse é um termo usado para representar pessoas que não se encaixam nos padrões e que não saibam definir seu gênero e orientação sexual.
I - Intersexo: Pessoas que nascem com qualquer tipo de características típicas de sexo masculino ou feminino, como fatores cromossômicos, hormonais ou fenotípicos, além de fatores internos ou externos. Antigamente, eram conhecidos como “hermafroditas”. Esse termo não deve mais ser usado.
A - Assexual: pessoas que não sentem atração sexual por nenhum gênero.
+ - A sigla termina em sinal de + para afirmar que as siglas não terminam. A inclusão sempre será uma pauta aberta para abranger todas as pessoas.
Abaixo as expressões que devem ser eliminadas do seu vocabulário:
Troque Homossexualismo por Homossexualidade
Sapatão ou Caminhoneira por Lésbica
Traveco por Travesti
Opção Sexual por Orientação Sexual
Cirurgia de Mudança de Sexo por Redesignação Sexual
Aliada a todas essas mudanças, a Global Evolved Novelts lança uma linha inclusiva e exclusiva de Sex toys para todos os gêneros. A marca americana Gender X desenvolveu uma linha se sex toys neutra. A marca conta com itens que podem ser usados por pessoas com vulva ou pessoas com pênis.




*Este é um conteúdo independente e não reflete, necessariamente, a opinião da Orbi