COLUNA: O PRAZER É TODO SEU
Desvendamos as curiosidades e mistérios sobre o sexo anal
Confira dicas para ter prazer também neste tipo de sexo

Eu sempre costumo dizer que um dos fetiches mais pedidos da grande maioria dos homens é o sexo anal. Uma curiosidade é que esse não é só um fetiche dos homens não, mas também de algumas mulheres.
Isso mesmo, a preferência e gana por esse orifício deixou de ser algo desejado só pelos homens, homens cis gays e também abrange mulheres cis gays. Engraçado como a atmosfera de curiosidade, mistérios e mitos envolvem nosso amigo ânus docemente apelidado por cu.
Continua após a publicidade
Porém, ainda se trata de um assunto que envolve um certo cuidado, segredo e disfarce.
Nunca vi alguém chegar pela manhã na empresa para iniciar um dia de trabalho e compartilhar com os amigos que fez sexo anal o final de semana todo. Tenho que admitir que no mínimo seria cômico, por se tratar de um tabu considerado tão secreto.
Aliás, a raiz deste nome em latim cūlus,i 'ânus, cu, traseiro. Desde que me conheço por gente escuto coisas duvidosas sobre sexo anal e hoje nessa coluna vamos falar sobre esses mitos e verdades.
Um estudo norte-americano publicado no site Carta Capital revela que sexo anal é mais comum do que se pode acreditar.
Abaixo, alguns dados da frequência da relação sexual anal:
Homens cis, gays e bissexuais - frequência de 82% e 95%. Mulheres - frequência de 37%
Então, as primeiras coisas que você precisa saber é que:
- Sexo anal não é o desejo só dos homens
- Sexo anal não é só para gays
- Sexo anal pode sim ser considerado como sexo.
- Sexo anal não vai deixar o ânus alargado
- E o mais importante que muitos não acreditam: sexo anal pode sim ser prazeroso
Para dar um grau nessa matéria, entrevistei o meu querido amigo dr. Paulo Branco. Ele é um dos maiores especialistas do Brasil no tratamento de doenças anais. Muito conhecido como o proctologista dos famosos do público LGBTQIAPN+, além de atender seus pacientes, ele também é blogueirinho e é dono do maior canal que fala sobre o assunto na plataforma do Youtube.
Com quase 260 mil inscritos no seu canal, o médico fala sobre saúde ligada ao ânus, cuidados, doenças, fístulas retais e novas técnicas de cirurgias a laser.
Mas, além de tudo isso, dr. Paulo lança para em março um curso voltado para quem quer desenvolver técnicas seguras na prática do sexo anal.
Brinquei com ele que deve ter lista de espera grande! kkkkk (risos)
Quando recorri a ele, tive o cuidado de falar com quem entende. Afinal de contas, o dr. Paulo Branco é o mestre dos mestres, né, gente?
Quando o assunto é cu, ele manja de tudo de fora para dentro e de dentro para fora.
Modéstia parte, dr. Paulo é divertidíssimo, está sempre de bom humor. O que deve ajudar muito seus pacientes no momento da consulta.
A conversa entre o especialista e nossa coluna:
Sexo anal faz mal à saúde?
O sexo anal carece de conteúdo educativo para que as pessoas, de forma consciente, possam realizá-lo de forma saudável e prazerosa sem traumas físicos e emocionais que representam as principais causas da desistência pelo sexo anal para todas as orientações sexuais.
Uma informação importante para todos que sentem vontade pelo sexo nas suas relações é que as chances de traumatismos e contaminação por uma infecção sexualmente transmissível, como a hepatite C, herpes, sífilis, HPV e pelo vírus do HIV, são 40 vezes maiores do que no sexo vaginal e que, por ser o ânus um anel muscular, deverá ser relaxado de forma adequada antes da penetração com carinho, carícias, beijo grego, anilíngua e brinquedos, plugs e dilatadores anais adequados. A vagina relaxa para a penetração pelo hormônio estrogênio. Lembrando para os que gostam do sexo casual ou sexo forte consentido nunca esquecerem das formas de prevenção das ISTS (Infecções Sexualmente Transmissíveis) que são Prep, camisinha, gel e testagens. Infelizmente, os brasileiros estão usando pouco os preservativos, o que ficou comprovado por uma pesquisa nesse Carnaval. Somente 60% dos jovens estão usando preservativo.
O sexo anal poderá ser muito prazeroso e inovador para todos que os praticam se tratarem o ânus com todos os cuidados ditos acima e assim será saudável para a saúde sexual de todos.
Sexo anal causa incontinência anal?
A incontinência anal é a perda involuntária de gases, secreções ou fezes pelo ânus. Considerando que o músculo anal, chamado de esfíncter, mantém o ânus fechado, nos garantindo a continência. Os traumatismos frequentes desse músculo anal, principalmente pelos gays e mulheres que fazem somente o sexo receptivo, costumam determinar geralmente uma incontinência anal leve somente para gases consequentes ao traumatismo mais intenso do músculo esfíncter anal interno.
O sexo anal poderá causar a incontinência anal que geralmente é leve e na minha experiência foi mais frequente nos homens gays receptivos.
Quando o assunto é a escolha de brinquedos eróticos para jogos anais, o que poderia ser indicado?
A dificuldade na escolha dos brinquedos eróticos é mais para o sexo anal pelo próprio desconhecimento da anatomia e fisiologia do ânus e reto que poderá causar traumatismos muito sérios. Eu, como cirurgião, já tive de diagnosticar e tratar sangramentos, ferimentos e perfurações consequentes ao uso de brinquedos eróticos inadequados, como vibradores pontudos em vez de abaulados sem a base de proteção para não ser aspirado para dentro do reto e com diâmetro inadequado que causará hematomas no músculo anal e ferimentos na pele do canal anal como fissuras traumáticas e dilatadores anais por tempo de uso inadequado. A pressão causará a morte do tecido comprimido que poderá ser a pele do ânus e mucosa do reto.
Escolha um brinquedo erótico:
- Macio de silicone, com extremidades e sempre com barra de proteção para não ser aspirado para a luz do reto
- Escolha um massageador prostático e procure se informar onde fica o ponto G masculino
- Quando o item apresentar vibração, use a velocidade pequena para evitar uma inflamação da próstata diagnosticada como prostatite aguda
- Quanto aos vibradores, também dê preferência aos de contornos delicados e use por tempo adequado ainda nas preliminares
- Não demore muito para fazer a penetração após a retirada do dilatador anal porque ocorrerá o risco do espasmo anal e poderá machucar o parceiro
- A lubrificação é obrigatória! Tanto do brinquedo erótico como do canal anal. E, mais importante ainda, envelopar o seu brinquedinho e nunca compartilhar
Por que alguns praticantes do sexo anal alegam ser uma prática mais prazerosa do que a prática do coito vaginal e quando descreve o orgasmo, descrevem como um dos orgasmos mais intensos?
O ânus é uma região ricamente inervada e vascularizada. Quando bem estimulada pelo toque e língua, despertam prazer em toda a região perianal e mais apertada pela cinta muscular. Mas, mesmo assim, somente 10% das mulheres revelam prazer e orgasmo somente pelo sexo anal. Dos pacientes gays, 50% referem prazer somente pelo sexo anal.
Em sua trajetória profissional, você compartilhou que é muito perigoso o uso e introdução de itens que não sejam adequados para a prática anal. Quais os itens mais estranhos que você teve que remover do ânus de pacientes?
Esses corpos estranhos geralmente são retirados com anuscopia na clínica. Se forem maiores, na sala de cirurgia, com anestesia peridural, que relaxa os músculos anais; o corpo estranho será retirado com facilidade.
Corpos estranhos introduzidos no reto que já prestei atendimento: suporte de papel higiênico e a lata de energético foram os mais comuns, mas até a lâmpada já tirei.
*Este é um conteúdo independente e não reflete, necessariamente, a opinião da Orbi.