MODA E ESTILO
Você já imaginou o que vestiria em uma campanha presidencial?
Apostaria em looks com calça jeans e camiseta para se aproximar mais do povo? Usaria só marcas nacionais? A moda e a política nunca andaram tão juntas
Imagina que você está em campanha presidencial. Qual roupa você usaria durante a campanha? E na posse? Apostaria em looks com calça jeans e camiseta para se aproximar mais do povo? Usaria só marcas nacionais? Apostaria em grifes famosas? Teria alguma cor ou peça que como marca registrada?
Respostas que muitos de nós não temos porque, de fato, é difícil pensar de uma forma que demonstre personalidade e ao mesmo tempo caia no gosto popular.
A moda e a política nunca andaram tão juntas nos últimos anos no Brasil e no mundo.
No último domingo de votação era fácil identificar os grupos e seus candidatos: Camisas da seleção e peças verde e amarelo eram associadas ao candidato Bolsonaro. Enquanto peças e bonés vermelhos automaticamente associadas ao candidato Lula.
Já peças pretas eram associadas àquele grupo de pessoas indignadas com as opções disponíveis. Cada grupo tinha (e tem) a sua estética.

Está vendo como a moda forma grupos e é uma forma de mostrar seu posicionamento político?
No resto do mundo não foi diferente. Nos Estados Unidos, Michelle Obama e Kamala Harris usaram tons de roxo que simbolizam a união, o movimento sufragista e a Women's Social and Political Union ("União Social e Política das Mulheres", em português), uma organização militante que lutou pelo voto feminino no Reino Unido entre 1903 e 1917. Inclusive, todas as peças que a Kamala usou durante a campanha eram de estilistas e designers negros com um viés sustentável.
Enquanto isso, Melania Trump acompanhou seu marido em diversos atos da campanha e muitas das vezes usou Dolce & Gabbana, marca muito criticada nos últimos anos pelos episódios racistas, machistas e declarações de ódio dos criadores da marca.
Na Inglaterra, a rainha Elisabeth era muito conhecida por usar seus terninhos coloridos dando vida e personalidade. A princesa Diana, pelos seus looks extremamente estilosos e comuns, como calça jeans, tênis e camiseta. Não é à toa que ela ficou conhecida como "Princesa do Povo".
Voltando ao Brasil, vemos a Janja, futura primeira-dama com um estilo bem casual, com camisetas estampadas de causas sociais, calça jeans e tênis. Outro fato simbólico foi a presença da Dilma Rousself no discurso da vitória do presidente Lula usando o mesmo vestido do dia do seu impeachment, um look marcante e histórico, usado como uma espécie de volta por cima do seu partido.
Com isso concluímos que não temos como desassociar moda e política. Moda é manifestação, demonstração de personalidade, de pensamentos, de grupo social. E ambas andam lado a lado.
E aí, agora sabe como você se vestiria?
*Este é um conteúdo independente e não reflete, necessariamente, a opinião da Orbi