Home / colunas / Entrevistando Profissões
Ouça
compartilhe
compartilhar via whatsapp compartilhar via facebook compartilhar via twitter compartilhar via linkedin
copiar Copiado!
Entrevistando Profissões

COLUNA: ENTREVISTANDO PROFISSÕES

Os temas que vão pautar as profissões mais promissoras em 2023

Entrevistando Profissões 02/01/2023 - 14:44

		Os temas que vão pautar as profissões mais promissoras em 2023
Novas profissões envolvem tecnologia. Imagem: Freepik

Se você acreditou que a solução estará em uma matéria que descreve só por pura reprodução e genericamente profissões novas, volte duas casas.

Ok, feliz ano novo.. blá, blá, blá... vamos ao que interessa:


Continua após a publicidade

PUBLICIDADE

Todo começo e final de ano é igual: "Conheça as profissões mais quentes do próximo ano", "Sua vida vai mudar ao conhecer essas profissões", "Ganhar dinheiro nunca foi tão fácil", etc.

Geralmente, quem anuncia esse tipo de expectativa está em parceria com alguma instituição de ensino, ou é afiliado de alguma dessas mutretas de marketing digital. Pense criticamente: se fosse tão fácil assim, você não precisava nem procurar. Já estaria dentro.

Quando toco nesse assunto, não quero desencorajar ninguém a aprender os conteúdos que, naturalmente, ja permeiam nosso cotidiano. Deveria ser básico, mas não custa elencar alguns temas que você deveria pesquisar pelo menos uma vez na vida para entender do que se trata:

- Lógica e linguagens de programação;

- Ciência de dados e business intelligence;

- Algoritmos;

- Metodologias ágeis;

- Criptomoedas;

- Blockchain;

- Machine learning;

- Internet das coisas;

- 5G;

Bom, já é um começo. Tudo hoje tem a ver com tecnologia, mas não quer dizer que você precise ser da T.I. O ideal é juntar sua aptidão com o que o mundo pode oferecer.

Recomendo que, junto das suas promessas em 2023, esteja o comprometimento de pelo menos entender "pra onde está indo" cada um dos temas acima. Na verdade, isso já reuniu ótimos temas para uma série de textos. O que vocês acham?

Também já está manjado, mas não custa te lembrar: se sua ocupação não depende de pensamento crítico, criatividade e personalidade, os dias estão contados. Isso porque tem muita gente inteligente trabalhando para automatizar tarefas, e gente bem menos inteligente (apesar de extremamente perspicaz), fazendo vídeos para o YouTube. Por exemplo, hoje, qualquer um aprende em poucos segundos como funciona troca da resistência de um chuveiro, formatar um computador, fazer uma petição para pequenas causas.

Meu ponto não é nem que você precisa se inserir nesse universo digital com urgência. Mas existe um ótimo público carente de prestação de serviço que, simplesmente, não quer ter problemas. Sim, pessoas que por falta de tempo (ou puro conforto), preferem terceirizar tudo em suas vidas, mas dificilmente encontram prestadores de serviços honestos, com referências, que fazem um trabalho organizado, com cortesia e transparência.

Pense bem, em 2023 talvez seja o momento exato pra tirar aquela ideia do papel, começar um hobby e comercializar entre amigos, criar aquele Instagram para divulgar suas coisinhas, buscar a melhoria do orçamento ou abrir seu próprio negócio.

Não faça igual todo mundo. Ainda que seja um ramo tradicional, para pessoas tradicionais: Quais diferenciais podem se tornar irrecusáveis e ficarem no subconsciente como irresistíveis?

Assim nascem as grandes ideias.

Falando sério agora, eu te desejo toda a felicidade do mundo! Que 2023 seja o recomeço, a volta por cima, seu triunfo sobre aquele burnout, depressão e afins. Que você possa ser ainda mais feliz, com um futuro promissor, onde seus sonhos estarão mais acessíveis, e que o novo governo possa prover dignidade e esperança a quem ja tem tão pouco.

Falando especificamente de nós (eu e você), te prometo conteúdos e opiniões sinceras. Em 2023, além de ler, quero você me vendo e ouvindo em mais oportunidades. Mal posso esperar...

* Este é um conteúdo independente e não reflete, necessariamente, a opinião da Orbi.

OUTRAS NOTÍCIAS

+LIDAS

NEWSLETTER

Orbi e tal

Receba a seleção de notícias feita pelos nossos editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Ou

Siga a Orbi nas
redes sociais:

Selecionadas
para você:

Pixel Impression Tracking
news-illustration
Receba notícias fresquinhas todas as manhãs! Não perca a newsletter gratuita da Orbi. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!
Receba notícias fresquinhas todas as manhãs! Não perca a newsletter gratuita da Orbi. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!
news-illustration
Ou
close-button